A necessidade da educação digital e das TDIC no processo de ensino-aprendizagem durante/após a pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
Teaching-Learning, COVID-19, Digital Education, TDICsResumo
O presente artigo tem por objetivo, analisar os desafios enfrentados pela educação no processo de ensino-aprendizagem com a potencialização da Educação Digital e das TDIC considerando-se o contexto/pós pandêmico da COVID-19 a partir de 2020 . Em relação a abordagem metodológica a pesquisa resulta de um estudo bibliográfico, dialogando com CASTELLS, DI FELICE, KENSKI, KNUPPEL, MOREIRA, entre outros . É notório, que a pandemia da COVID-19 provocou um cenário inédito de isolamento social, impactando milhares estudantes e familiares no aspecto emocional, social, educacional. Essa situação emergencial disseminou diversas estratégias educacionais, num contexto de educação digital, incentivando o uso das TDIC para relacionar as práticas, processos pedagógicos flexíveis e criativos. Nesse contexto pandêmico e pós pandemia, percebe-se que a educação buscou novas estratégias de ensino para assegurar as aprendizagens e ofertar um processo de ensino-aprendizagem com qualidade. A experiência da pandemia nos mostra a urgência das políticas educacionais eficientes e efetivas para contemplar o uso das TDIC e da Educação Digital no ensino-aprendizagem, na formação de educadores e pensar numa educação como um ecossistema digital em rede, de forma colaborativa, conectiva, abrangente e integral.