Ressignificando a liberdade do estudante em sala de aula através do minicurso física para o Enem

Autores

  • Luiz Gabriel de Freitas Silva
  • Thiago Vinícius Sousa Souto

Palavras-chave:

Experiências, Preparação, Projeto de extensão, Aplicabilidade, Ensino

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiências vivenciadas na disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física V, no qual ocorreu no segundo semestre de 2022 realizado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologias de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Com a finalidade de correlacionar teorias e práticas de ensino a partir de uma aprendizagem significativa, e principalmente conciliar o conteúdo trabalhado a diferentes abordagens e concepções pedagógicas que visassem reincluir o estudante ao âmbito de ensino a partir de práticas desenvolvedoras e acolhedoras segundo a teoria de Lev Vygosty (1896-1934) e a partir também de práticas formativas, no qual o estudante poderia auto avaliar e acompanhar o processo. Foram desenvolvidas inúmeras atividades acerca da disciplina, porém, todas com o intuito de preparação para a realização de um minicurso de extensão, no qual, o estudante teria que desenvolver um conteúdo do âmbito da Física, adequá-lo a esse projeto de extensão e aplicá- lo em determinada unidade de ensino. A disciplina foi bastante útil para critérios de formação e preparação docente ao meio de ensino, criação e formação de projetos, aplicabilidade e interação ao ambiente de aula futuro.

 

DOI:http://doi.org/10.56238/IEducationCongress-051

Downloads

Publicado

2023-09-25

Como Citar

Silva, L. G. de F., & Souto, T. V. S. (2023). Ressignificando a liberdade do estudante em sala de aula através do minicurso física para o Enem. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/972