Ressignificando a liberdade do estudante em sala de aula através do minicurso física para o Enem
Palabras clave:
Experiências, Preparação, Projeto de extensão, Aplicabilidade, EnsinoResumen
Este artigo trata-se de um relato de experiências vivenciadas na disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física V, no qual ocorreu no segundo semestre de 2022 realizado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologias de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira. Com a finalidade de correlacionar teorias e práticas de ensino a partir de uma aprendizagem significativa, e principalmente conciliar o conteúdo trabalhado a diferentes abordagens e concepções pedagógicas que visassem reincluir o estudante ao âmbito de ensino a partir de práticas desenvolvedoras e acolhedoras segundo a teoria de Lev Vygosty (1896-1934) e a partir também de práticas formativas, no qual o estudante poderia auto avaliar e acompanhar o processo. Foram desenvolvidas inúmeras atividades acerca da disciplina, porém, todas com o intuito de preparação para a realização de um minicurso de extensão, no qual, o estudante teria que desenvolver um conteúdo do âmbito da Física, adequá-lo a esse projeto de extensão e aplicá- lo em determinada unidade de ensino. A disciplina foi bastante útil para critérios de formação e preparação docente ao meio de ensino, criação e formação de projetos, aplicabilidade e interação ao ambiente de aula futuro.