Estratégias de aprendizagem autorregulada para o sucesso escolar de estudantes

Autores

  • Altemar Lima
  • Chrystiane Viegas Rocha
  • Deys Araújo Santana

Palavras-chave:

Self-regulated learning, Rosary Model, School success

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura narrativa ou tradicional. Os objetivos foram a identificação, na literatura, de estratégias de aprendizagem autorregulada para o sucesso escolar de estudantes e o apontamento das contribuições de programas de promoção da aprendizagem autorregulada no ensino básico baseados no modelo teórico de Rosário (PLEA). A aprendizagem autorregulada refere-se ao processo ativo no qual o aluno tem e faz uso adequado de um conjunto de estratégias para melhorar seu próprio aprendizado. Atualmente, existem vários projetos baseados em modelos de autorregulação da aprendizagem, e os programas mais usados são os baseados no modelo teórico de Rosário, chamado de PLEA (Planejamento, Execução e Avaliação). O uso de estratégias adequadas de aprendizagem pode aumentar os níveis de desempenho escolar dos alunos e combater o insucesso escolar. Existem projetos de promoção da autorregulação da aprendizagem, voltados para diferentes níveis de ensino baseados no modelo de Rosário, como As Travessuras do Amarelo e (Des)venturas do Testas: Estudar o Estudar. É possível concluir que existem relações positivas entre o uso de estratégias de autorregulação da aprendizagem e o sucesso escolar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-103

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Lima, A., Rocha, C. V., & Santana, D. A. (2023). Estratégias de aprendizagem autorregulada para o sucesso escolar de estudantes. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1175