A utilização dos jogos como intervenção pedagógica com alunos autistas
Palavras-chave:
Autism, Games, Pedagogical InterventionResumo
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que possui um leque de espectros, resultando nas dificuldades comportamentais, interativas e comunicativas. No meio educacional, existem vários problemas que ocorrem na aprendizagem de alunos autistas e no processo de ensino por parte dos professores. Sendo assim, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo enfatizar a importância de trabalhar os jogos como intervenção pedagógica com alunos autistas e propor métodos que auxiliem no desenvolvimento desses estudantes. Para alcançar o objetivo, a metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico mediante livros, artigos, dissertações e revistas, por meio de vias digitais e físicas. A discussão levantada ponderou a utilização dos jogos como um recurso responsável pela compreensão dos conhecimentos e conteúdos ensinados na sala de aula para auxiliar as crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista – TEA. É possível concluir que esses alunos se desenvolvem cognitivo, afetivo e socialmente a partir do uso de jogos como metodologias e recursos didáticos, sentindo-se mais seguros e possuindo um processo de aprendizagem mais significativo.