Inclusão de alunos com deficiência na dimensão procedimental: Uma breve revisão
Palabras clave:
Inclusão, Educação Física, Pessoa com deficiênciaResumen
O presente estudo ocorreu a partir do método de revisão bibliográfica, descritiva e qualitativa, e teve como objetivo encontrar na literatura, por uma revisão narrativa, a inclusão na educação física de alunos com deficiência na dimensão procedimental. A pesquisa foi realizada em duas bases de dados: a Scielo e Revista Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (Sobama), entre 2017 e 2023, com os descritores educação física e pessoas com deficiência combinados. Foram avaliados na integra 5 artigos, sendo apenas 3 artigos elegíveis. Foram encontrados diversos trabalhos, no entanto, em maioria voltados ao esporte adaptado. Quanto as limitações do trabalho, salienta-se a necessidade de pesquisa em outras bases de dados e idiomas, além de eleger outros descritores, dessa forma fornecer contribuições práticas para professores de educação física utilizarem e promoverem a participação efetiva de alunos com deficiências.