Musicoterapia, musicalização e a educação musical informal: Relações que dialogam com a saúde

Autores

  • Marcos Machado Chaves

Palavras-chave:

Música, Musicoterapia, Musicalização, Educação Musical, Sociedade

Resumo

O presente artigo aborda musicoterapia, musicalização e a educação musical informal em relações que dialogam com a saúde. Para a análise, dois casos/experiências com educação e/ou mediação musical são compartilhadas, uma oficina de música pelo Projeto Descentralização da Cultura de Porto Alegre/RS no ano de 2008, ministrada na capital gaúcha para um grupo neurodivergente na APAE Vila Nova; e a observação às aulas de Música e Cena no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (2013-2023). Casos que observam desde a alegria de praticar música individualmente ou coletivamente, à receios que podem aparecer exacerbados por questões socioculturais, por barreiras oriundas de discursos que existem na sociedade. No contexto da musicoterapia e da musicalização, reconhece-se que a conexão informal com a música é uma base valiosa para a promoção da saúde mental e emocional.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/homeIIIsevenhealth-015

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Chaves, M. M. (2023). Musicoterapia, musicalização e a educação musical informal: Relações que dialogam com a saúde. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/997