O potencial do celular no ensinoaprendizagem
Palavras-chave:
Educação, CelularResumo
Nas expectativas de futuro e nos projetos de vida global compartilhada é necessário refletir sobre o potencial do celular no processo de ensinoaprendizagem. Revelador da necessidade de uma perspectiva disjuntiva, o mito de procusto convida à meditação sobre a desigualdade dos grupos humanos, quando considerados nos seus distintos aspectos e nos seus contextos frente aos dilemas decorrentes da inclusão saudável de celulares no ambiente educacional. Neste estudo, a opção pelo método misto e a avaliação dos especialistas portugueses e espanhóis dos inquéritos - questionário on-line e a entrevista on-line – possibilita a recolha e reflexão dos dados dos acadêmicos do Curso Superior Tecnologia em Produção Cultural sobre o potencial de democratização do celular no processo ensinoaprendizagem no CAL/IFRN, na pandemia Covid-19. Os resultados da pesquisa apontam para avaliação crítica e da qualidade do celular pelos atores educacionais em paradoxo com a imposição dos dispositivos móveis, enquanto comportamento automatizado na vida em sociedade, que contribui para o insucesso escolar e interposição de barreiras aos projetos e aos objetivos educativos.