Fatores que limitam o consumo de produtos e serviços verdes no Brasil
Palavras-chave:
Marketing Verde, Produtos e Serviços Verdes, Consumidores Verdes, Comportamento do Consumidor, Consumo SustentávelResumo
A humanidade está redirecionando seu caminho em busca de um futuro mais sustentável e para conseguir esse objetivo as empresas estão cada dia mais procurando tomar algumas medidas para se transformarem em uma empresa mais sustentável e desenvolver cada vez mais as técnicas de Marketing Verde para ser aplicadas em seus produtos ou serviços. Esse artigo vai discorrer sobre o porquê dos fatores consumo sustentável, consciência ambiental, preço e a disponibilidade de informações e a rotulagem de produtos verdes serem considerados os fatores que limitam o consumo de produtos e serviços verdes no Brasil. Com isso pode-se concluir que os fatores consumo sustentável, consciência ambiental, preço e a disponibilidade de informações e a rotulagem de produtos verdes exercem muita influência na hora do consumidor optar pela compra de produtos ou serviços verdes. Esse artigo, utiliza-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva com a utilização de bibliografias de fontes secundárias. Para atingir este objetivo, elaborou-se uma revisão sistemática de literatura, e obteve-se os seguintes resultados: Nas bases EBSCO Host e Spell foram pesquisadas as palavras-chaves: Marketing Verde, Produtos e Serviços Verdes, Consumidores Verdes, Comportamento do Consumidor, Consumo Sustentável, Consciência Ambiental, Preço e Disponibilidade de Informações e a Rotulagem de Produtos Verdes e foi procurado essas palavras-chaves em inglês: Green Marketing, Green Products and Services, Green Consumers, Consumer Behavior, Sustainable Consumption, Environmental Awareness, Price and Availability of Information and the Labeling of Green Products e foi utilizado como filtro os artigos dos últimos 12 anos.