A função do professor em educação emancipatória

Autores

  • Danice Betânia de Almeida
  • Dionara Freire de Almeida

Palavras-chave:

Professor, Emancipação, Educação, Representação

Resumo

O presente paper está fundamentado na história de Joseph Jacotot encontrada na obra de O mestre ignorante, do filósofo francês Jacques Rancière e na obra de Paulo Freire, intitulada A Educação como Prática da liberdade. O estudo constitui-se de uma revisão da literatura, onde propomos uma leitura crítica sobre a função do professor em educação, fundamentada na teoria das práticas (ensinar) emancipatórias da inteligência propostas por esses dois autores sob a ótica das representações. Com os objetivos específicos de identificar as estratégias de ensino como uma forma de conhecimento socialmente elaborado; reconhecer o conceito das práticas emancipatórias, como também, compreender como se formaliza no social a função do professor emancipador.

 

DOI:http://doi.org/10.56238/IEducationCongress-005

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Almeida, D. B. de, & Almeida, D. F. de. (2023). A função do professor em educação emancipatória. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/913