"Desafios do psicólogo (a) escolar na pandemia x versus habilidades sociais"

Autores

  • Débora de Souza França Tito
  • Sueli de Oliveira Gonçalves
  • Tatiana Aparecida da Silva Moreira
  • Maria Aurora Dias Gaspar

Palavras-chave:

psicólogo escolar, educação, pandemia, habilidades sociais.

Resumo

O presente trabalho pretende abranger os conhecimentos através de uma revisão bibliográfica acerca da inserção do psicólogo escolar em sua prática educacional e os desafios enfrentados antes e frente à pandemia do COVID-19, buscando compreender as habilidades sociais dos alunos e seus prejuízos no período pandêmico. Foi realizado um levantamento com delineamento literário em artigos científicos e livros, afim de selecionar informações pertinentes a ação do psicólogo no contexto escolar antes da pandemia, percorrendo o percurso histórico da psicologia escolar até o momento frente a pandemia da COVID-19, levando em consideração os desafios enfrentados pelos psicólogos escolar, docentes e alunos no processo de aprendizagem, como critérios foram utilizadas publicações entre os anos de 2016 a 2021, para delinear os desafios recentes e a para análise histórica foram analisadas publicações entre os anos de 1984 a 2008. Os resultados encontrados revelaram o processo histórico da psicologia escolar, sua reformulação a partir de críticas advindas do modelo clinico-terapêutico, os desafios de sua prática e os mesmos sendo acentuados durante a pandemia do COVID-19, bem como importância do manejo com Habilidades Sociais. Foi validado a importância do psicólogo em conhecer o construto histórico da psicologia escolar para se permear de sua reformulação bem como auxiliar no desenvolvimento de uma prática social humanizadora, com postura ética, critica, corroborativa na atuação com multiplicidade, de forma integrativa, que contemple todos os aspectos do fenômeno psicológico em sua prática educativa. Durante a pandemia do COVID-19, o psicólogo em sua prática educacional, bem como docentes e alunos tiveram que se readaptarem afim de ajustar as demandas da nova modalidade de ensino, transcorrendo em desarranjos de saúde mental.

Também foi validado a importância do monitoramento e treinamento em habilidades sociais para auxiliar nas relações interpessoais dentro da prática educativa.

Downloads

Publicado

2023-04-16

Como Citar

de Souza França Tito, D., de Oliveira Gonçalves, S., Aparecida da Silva Moreira, T., & Aurora Dias Gaspar, M. (2023). "Desafios do psicólogo (a) escolar na pandemia x versus habilidades sociais". Caderno De ANAIS HOME, 308–322. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/157

Edição

Seção

Articles