Cultura(s) dos países que falam a língua inglesa: Problematizações iniciais sobre o ensino do inglês a partir de um viés Multi(pluri)cultural e decolonial
Palavras-chave:
Multi(pluri)culturalidade, Língua inglesa, Diversidades, DecolonizarResumo
A referida pesquisa tem como tema central o debate entorno da questão da(s) cultura(s) dos países que falam a língua inglesa. A partir das discussões, buscamos responder ao objetivo geral proposto para o trabalho que é, portanto, compreender os desafios e possibilidades de decolonizar o ensino de língua inglesa no ensino básico, mediante a perspectiva da multi(pluri)culturalidade, a fim de desconstruir perspectivas centradas na hegemonia de uma única cultura, herança das investidas colonialistas onde o poder econômico e cultural esteve centrado em países como Inglaterra, Austrália e, principalmente, Estados Unidos, tendo este aumentado seu poder de influência a partir da globalização mediante sua ascensão econômica. Metodologicamente, a abordagem da pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, baseado no levantamento das ideias de: Marcondes (2009); Kramsch (1998); Bagno (2001), entre outros. Os dados da pesquisa foram levantados através de formulário de entrevista via Google forms. Dessa forma, entendemos que não há uma língua que não passe por influências, pois ela está diretamente relacionada aos fatores de ordem histórica e cultural. Na contemporaneidade a língua está sujeita aos usos que cada grupo social faz dela, não sendo possível falarmos de um “inglês correto”, o que presenciamos é o poder de influências culturais, políticas e econômicas de uma nação em detrimento de outras, cabendo ao professor apresentar as diversidades presentes em diversos países que falam o Inglês e correlacioná-las as realidades culturais dos educandos mediante o contexto multi(pluri)cultural, afim de decolonizar o ensino de língua inglês.