Cartilha educativa sobre nambú tutano como proposta de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental na amazônia

Autores

  • Francielma Mesquita Magalhães
  • Deyvison Luz Santos
  • Jones Souza Moraes
  • Josilene Miranda Marques
  • Rosa Rodrigues
  • Elias Mauricio da S. Rodrigues
  • Iracely Rodrigues da Silva
  • Euzebio Oliveira

Palavras-chave:

Present, Traditional Amazonian

Resumo

O presente estudo objetivou valorizar os saberes inerentes às plantas medicinais de comunidades tradicionais amazênicas, visando o reconhecimento do uso fitoterápico de espécies vegetais, que se manifesta de maneira intrinsecamente cultural para o tratamento de enfermidades. Nesse contexto, destaca-se o emprego da planta Nambu Tutano (Eleutherine plicata Herb.) no enfrentamento da amebíase em comunidades amazônicas situadas no estado do Pará (SANTOS et al. 2020). Nessas comunidades, é comum a atribuição frequente de casos de infecção por protozoários a condições como a ausência de infraestrutura de saneamento básico e práticas inadequadas de higiene.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-075

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Magalhães, F. M., Santos, D. L., Moraes, J. S., Marques, J. M., Rodrigues, R., Rodrigues, E. M. da S., Silva, I. R. da, & Oliveira, E. (2023). Cartilha educativa sobre nambú tutano como proposta de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental na amazônia. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1146