Uso de modelagem de simulação baseado em agente no processo de escolha de veículos no setor de E-commerce
Palavras-chave:
E-commerce, Agent-based simulation, Delivery vehicles, Delivery lockerResumo
Diante do aumento significativo do comércio eletrônico no Brasil, em que o consumo de produtos se consolidou graças ao acesso ampliado às tecnologias de comunicação, que se tornaram mais populares. Nesse contexto, tem crescido a preocupação com os recursos usados na fase final da entrega (conhecida como "última milha") e com o aumento da utilização de áreas urbanas para a operação de veículos de entrega, tornando imperativa a busca por novas soluções para reduzir os custos e impactos da última milha. No entanto, a implementação e testes de novos projetos para resolver esses problemas geralmente acarretam custos consideráveis. Para mitigar esses custos de teste, os profissionais envolvidos em projetos de logística da última milha começaram a adotar ferramentas de simulação. Dentre essas ferramentas, a simulação baseada em agentes tem se destacado como eficiente na resolução de desafios relacionados à última milha. Isso ocorre devido à variedade de partes interessadas (stakeholders) envolvidas nesse cenário complexo, incluindo a comunidade local, os clientes, as transportadoras, as lojas, as plataformas de vendas, entre outros, cada um com seus próprios objetivos e metas. Vale ressaltar que a escolha do veículo mais adequado para cada situação no sistema de entrega pode variar. O artigo em questão utiliza a simulação baseada em agentes como método para analisar a viabilidade e o desempenho de diversos tipos de veículos utilizados na entrega de produtos de comércio eletrônico.