Transversalidade no ensino de química: Uma abordagem social sobre o uso de drogas

Autores

  • Camila Raquel Santos de Oliveira
  • Fernando Alves da Silva
  • Cosme da Silva Santos
  • José Carlos Oliveira Santos

Palavras-chave:

Drugs, Contextualization, Chemistry Teaching

Resumo

O uso indiscriminado de drogas lícitas ou ilícitas vem crescendo significativamente entre a população jovem do nosso país, acarretando em vários problemas e, fazendo-se presente nos mais diversos ambientes sociais. Na educação, o uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas por adolescentes tem influência direta nas faltas, evasão escolar, baixa aprendizagem, reprovação e repetência. O ensino de Química como componente curricular da educação básica pode funcionar como mediador na interface saúde e educação, promovendo, por meio de seus conteúdos contextualizados, uma problematização acerca de temas geradores sociais como drogas. Este trabalho, buscou dentre as atribuições do programa de Educação Tutorial (PET-Química) da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolver atividades de extensão numa escola pública de ensino médio, utilizando-se de uma ferramenta mediadora entre o conhecimento e os alunos do ensino médio, através da palestra intitulada Álcool e Drogas Sintéticas: os Riscos de Consumo. Desta forma, destacou-se a importância de se trabalhar os conhecimentos químicos informando e conscientizando os estudantes sobre os problemas relacionados com a temática das drogas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-058

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Oliveira, C. R. S. de, Silva, F. A. da, Santos, C. da S., & Santos, J. C. O. (2023). Transversalidade no ensino de química: Uma abordagem social sobre o uso de drogas. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1128