Transversalidade no ensino de química: Uma abordagem social sobre o uso de drogas
Palavras-chave:
Drugs, Contextualization, Chemistry TeachingResumo
O uso indiscriminado de drogas lícitas ou ilícitas vem crescendo significativamente entre a população jovem do nosso país, acarretando em vários problemas e, fazendo-se presente nos mais diversos ambientes sociais. Na educação, o uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas por adolescentes tem influência direta nas faltas, evasão escolar, baixa aprendizagem, reprovação e repetência. O ensino de Química como componente curricular da educação básica pode funcionar como mediador na interface saúde e educação, promovendo, por meio de seus conteúdos contextualizados, uma problematização acerca de temas geradores sociais como drogas. Este trabalho, buscou dentre as atribuições do programa de Educação Tutorial (PET-Química) da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolver atividades de extensão numa escola pública de ensino médio, utilizando-se de uma ferramenta mediadora entre o conhecimento e os alunos do ensino médio, através da palestra intitulada Álcool e Drogas Sintéticas: os Riscos de Consumo. Desta forma, destacou-se a importância de se trabalhar os conhecimentos químicos informando e conscientizando os estudantes sobre os problemas relacionados com a temática das drogas.