Proposta de implementação de programa de intervenção comportamental para estudantes com transtorno do espectro autista em instituições de ensino

Autores

  • Marcos Vinicius Bueno de Morais

Palavras-chave:

ABA Method, Inclusion, ASD, Disabilities People

Resumo

Programas de intervenção comportamental, como o método ABA, tem mostrado um impacto relevante na vida de estudantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Se expandido para instituições de ensino, a utilização desta técnica pode aprimorar o rendimento destes alunos em todas as áreas do conhecimento. Assim sendo, este artigo apresenta uma proposta de implementação de um programa de intervenção comportamental para estudantes autistas em instituições de ensino. Baseado em uma revisão bibliográfica na base de dados do Google Acadêmico, realiza-se uma pesquisa aprofundando o método ABA, a aplicação de intervenções comportamentais em instituições cristãs de ensino, e sugere-se algumas diretrizes para formalização de um departamento ou setor dentro destes locais com foco nas pessoas com deficiência. A proposta apresentada relaciona algumas funções e atividades que este setor da instituição deveria realizar. Além disso, propõe-se a participação em projetos científicos, parcerias com centros de pesquisa e instituições privadas, junto com a realização de programas de capacitação para obter recursos para criação e manutenção deste departamento.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-053

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Morais, M. V. B. de. (2023). Proposta de implementação de programa de intervenção comportamental para estudantes com transtorno do espectro autista em instituições de ensino. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1123