Proposta de implementação de programa de intervenção comportamental para estudantes com transtorno do espectro autista em instituições de ensino
Palavras-chave:
ABA Method, Inclusion, ASD, Disabilities PeopleResumo
Programas de intervenção comportamental, como o método ABA, tem mostrado um impacto relevante na vida de estudantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Se expandido para instituições de ensino, a utilização desta técnica pode aprimorar o rendimento destes alunos em todas as áreas do conhecimento. Assim sendo, este artigo apresenta uma proposta de implementação de um programa de intervenção comportamental para estudantes autistas em instituições de ensino. Baseado em uma revisão bibliográfica na base de dados do Google Acadêmico, realiza-se uma pesquisa aprofundando o método ABA, a aplicação de intervenções comportamentais em instituições cristãs de ensino, e sugere-se algumas diretrizes para formalização de um departamento ou setor dentro destes locais com foco nas pessoas com deficiência. A proposta apresentada relaciona algumas funções e atividades que este setor da instituição deveria realizar. Além disso, propõe-se a participação em projetos científicos, parcerias com centros de pesquisa e instituições privadas, junto com a realização de programas de capacitação para obter recursos para criação e manutenção deste departamento.