Conhecimento dos professores para o ensino de educação sexual HIV/AIDS no ensino fundamental de 1º a 5º ano nas escolas municipais da região metropolitana de Belém –Pará-Brasil
Palavras-chave:
HIV/AIDS, Knowledge, Teacher, Sex Education, SexualityResumo
A referida pesquisa tem como pergunta principal: Qual e o conhecimento que os professores(as) do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano possuem com relação a educação sexual, mas especificamente o controle e prevenção do HIV/AIDS? Para tanto optou-se por realizar uma investigação do tipo: Exploratória Exploratória, Descritiva Correlacional sob a ótica da abordagem mista (dados qualitativos e quantitativos). A coleta de dados foi realizado via questionário google forms destinados aos professores e PVHA’s e entrevista de forma presencial junto aos gestores das secretarias de educação municipais. Tomou-se como base teórica de discussão os seguintes autores: Vainfas(1977), Daniel; Baudry (1977), Foucault (1984), Fonseca et al (2000), Scheffer (2000), Brasil (2004/2011), Reis;Gil(2010), Dantas et al (2015) dentre outros e analise dos dados colhidos Bardin(1977) e software SPSS. A pesquisa nos dará dados para instrumentalizar professores do Ensino Fundamental no desenvolvimento do trabalho pedagógico de educação sexual acerca do HIV/AIDS. Observou-se ainda de forma parcial que os professores não possuem informações adequadas acerca do HIV/AIDS e da sexualidade humana e quando necessitam orientar algum aluno(a) esbaram nas questões familiares, religiosas e culturais. Conclui-se que há necessidade de instrumentalizar o professor acerca da prevenção, controle e tratamento do HIV/AIDS de conteúdos e conceitos sobre a sexualidade humana.