A escola kardecista brasileira: Uma análise educativa da ação espírita no Brasil

Autores

  • Antonio Carlos Coelho

Palavras-chave:

Represent, Mediation, Spiritism, Challenges

Resumo

O trabalho em questão foi desenvolvido durante observações de cultos, palestras e discussões nos salões de 10 (dez) Centros Espíritas da cidade de Belo Horizonte/MG, durante o mestrado. Como base no propósito espírita, qual seja, a revitalização da figura de Jesus de Nazaré, em um revigoramento da ética do amor ao próximo, e uma fé raciocinada em uma relação amadurecida entre o ser humano e Deus, assim, vamos verificar o discurso religioso inserido nestes ambientes. O método de abordagem deste estudo foi o hipotético-dedutivo e da pesquisa bibliográfica, por meio da consulta de livros acadêmicos e textos psicografados. O que mostrou a pesquisa é que dentro destes ambientes, ainda, existe um pensamento baseado em um viés conservador, cultivado por uma interpretação moral judaico-cristã. Nesta perspectiva, na contemporaneidade, conclui-se que o discurso espírita brasileiro evita a construção de uma mentalidade crítica, tanto no cenário religioso como político, desfiando de uma luta por justiça social e a defesa da dignidade humana, edificando um assistencialismo insuficiente de transformar a sociedade envolvida neste processo de evolutivo

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-038

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Coelho, A. C. (2023). A escola kardecista brasileira: Uma análise educativa da ação espírita no Brasil. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1108