A arte como ferramenta de aprendizado para humanização da medicina

Autores

  • Jose Aderval Aragao
  • Deise Maria Furtado de Mendonça
  • Jéssica Cândido Silva Andrade
  • Felipe Matheus Sant’anna Aragão
  • Iapunira Catarina Sant’anna Aragão
  • Vera Lúcia Corrêa Feitosa
  • Francisco Prado Reis

Palavras-chave:

Humanization, Integrative Medicine, Medicine in the Arts, Art therapy

Resumo

Paciência e empatia são dois importantes requisitos na arte de ensinar. Tal compreensão foi se desenvolvendo em minha mente gradativamente ao longo dos mais de 25 anos dedicados à docência. Diante de toda essa análise, atentei-me para a necessidade de “quebrar o gelo” inicial com os alunos do primeiro período do curso de Medicina, matriculados na disciplina Anatomia I, a qual leciono. Pensei ser necessário promover a interação tanto entre os novos estudantes quanto deles comigo. Mas como eu poderia fazer isso? A resposta veio como uma luz: desenvolver uma atividade extraclasse que focasse o conhecimento sobre questões médicas e de saúde, mas que, também, levantasse discussões e reflexões sobre outros temas associados à medicina, como a humanização.

 

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-034

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Aragao, J. A., Mendonça, D. M. F. de, Andrade, J. C. S., Aragão, F. M. S., Aragão, I. C. S., Feitosa, V. L. C., & Reis, F. P. (2023). A arte como ferramenta de aprendizado para humanização da medicina. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1104