Análise comparativa de métodos de previsão de demanda para produtos de uma papelaria em Minas Gerais
Palavras-chave:
Demand forecasting, Retail, Quantitative analysisResumo
Este artigo apresenta métodos de demanda aplicados em uma empresa de comércio varejista a fim de comparar o desempenho dos modelos e propor o melhor modelo de previsão de demanda. Os dados utilizados para a aplicação dos modelos correspondem ao período de volta às aulas, um período que apresenta alta nas vendas de determinados produtos na empresa. Atualmente a empresa utiliza apenas métodos qualitativos para realizar as compras e os resultados nem sempre são satisfatórios, sendo eles grandes estoques ou falta de produtos para a grande demanda. Para o presente trabalho, foram analisados os modelos de previsão de demanda média móvel simples, média móvel ponderada e suavização exponencial. A comparação do desempenho dos métodos se deu por meio dos erros obtidos, sendo eles o Desvio Médio Absoluto (DAM), o Erro Percentual Médio Absoluto (MAPE) e o Erro Quadrático Médio (MSE). Os resultados obtidos não foram satisfatórios para que algum dos modelos de previsão sejam utilizados pela empresa, pois apresentaram erros muito grandes, sendo o modelo de previsão com o menor erro a média móvel ponderada.