Estudo de caso sobre as concepções filosóficas e suas aplicações no ensino superior no curso de educação física
Palavras-chave:
Philosophy, Education, Higher education, Physical education, DegreeResumo
A Filosofia está sempre em busca de novos objetos de estudos, em diferentes áreas do conhecimento para o processo de ensino-aprendizagem tenha validade. No que tange ao estudo da Filosofia direcionada à Educação Física, essa objetiva toda a ação de movimento corporal que se manifesta em termos desportivos e lúdicos com ou contra pessoas ativas, cujas motivações têm a ver com os processos de educação, formação, desenvolvimento e aprendizagem. Sabe se que o esporte é um importante articulador dos saberes humanos que tem a necessidade de promover uma interligação com a realidade do aluno com a atuação do professor na educação/alfabetização esportiva nos diversos âmbitos educacionais. A Filosofia, quando associada ao Esporte apresenta-se como mediadora dessa discussão acadêmica e orientadora de novos procedimentos e intervenções profissionais, visando proporcionar à relação ensino e aprendizagem esportiva um embasamento cada vez mais científico-filosófico. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho foi o de verificar qual a aplicabilidade da Filosofia associada às principais Concepções Pedagógicas da Educação Física, no curso de Educação Física Licenciatura uma Instituição de Ensino Superior Pública, do município de Divinópolis-MG. Este trabalho teve como finalidade analisar no campo das práticas docentes de professores de Educação Física de uma IES, as concepções que possuem sobre as diferentes abordagens pedagógicas desta área do conhecimento. Procurou-se também compreender quais tendências pedagógicas norteiam as práticas docentes destes profissionais. De acordo com os dados obtidos nesta pesquisa, os professores que lecionam no curso de Educação Física Licenciatura se utilizam de conceitos, métodos, práticas e pedagogias das diferentes concepções da Educação Física, demostrando que são comprometidos não somente com a formação de profissionais qualificados, mas também, na formação de cidadãos críticos que possam influenciar o seu meio social a partir da consciência e dos respectivos conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica.