Os caminhos da profissão docente: A identidade e a narrativa do professor na sua trajetória
Palavras-chave:
Educação, Formação docente, Identidade docenteResumo
O presente artigo tem como proposta buscar refletir e discutir sobre a construção da identidade docente. No ambiente educacional é considerada uma temática relevante, uma vez que a qualidade do processo de ensino-aprendizagem perpassa pela formação seja inicial ou continuada do professor. O docente se torna autor da sua formação humana e científica, necesitando de saberes historicamente acumulados que sejam suporte para a construção da prática pedagógica e da identidade profissional. O objetivo principal é buscar, através de autores como Morin (2007); Ciampa (1984); Nòvoa (1992); Meksenas (2003); Marcelo (2005); Huberman (1995), Imbernóm (2009), compreender a importância da trajetória de vida dos professores, bem como sua relação com a profissão; a importância da aplicação das histórias de vida e estudos (auto)biográficos para desvelar e resgatar a memória dos professores buscando uma compreensão maior acerca da sua trajetória. Os docentes estão em constante construção e (re)construção de sua identidade profissional, constituindo uma interação entre a pessoa e a suas experiências individuais e profissionais. A identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão, bem como, da revisão dos seus significados sociais e tradições, pautadas nas práticas na qual resistem às inovações, devido estarem repletas de saberes válidos às necessidades da realidade, confrontadas, assim, com as teorias e as práticas à luz das teorias existentes, bem como da construção de novas teorias.