Casos de ensino: Percepções sobre a docência em uma unidade socioeducativa
Palavras-chave:
Statute of the Child and Adolescent (ECA), Predominantly educational in natureResumo
Realizar uma pesquisa com a temática da atuação docente em um ambiente de privação de liberdade, não é uma tarefa simples, pois além de envolver a realidade escolar, envolve também a socioeducação[1], em um ambiente de segurança e com todas as suas particularidades. Cabe ressaltar que a socioeducação é destinada aos adolescentes autores de ato infracional[2], daqui por diante, estudantes que se encontram acautelados[3], o qual o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevê durante o cumprimento da medida imposta pelo Juiz da Vara da Infância, um caráter predominantemente educativo. Nesse sentido, esta pesquisa, tem como objetivo analisar e compreender os sentidos atribuídos por docentes que atuam em um ambiente socioeducativo com adolescentes que se encontram privados de liberdade por meio de um caso de ensino. Para Mizukami (2000), o caso de ensino tem o propósito de focalizar como uma potencial ferramenta de investigação e promoção da formação docente.