Os Exergames como ferramenta de desenvolvimento motor de escolares: Uma revisão integrativa
Palabras clave:
Desenvolvimento Motor, Exergames, Educação FísicResumen
Crianças de todo o mundo correm o risco de não atingir o potencial adequado de desenvolvimento cognitivo, motor, psicossocial e apresentam baixa capacidade criativa. Inúmeras alternativas de aprendizagem para o desenvolvimento motor (DM) vêm sendo apresentadas para atingir tais objetivos, dentre elas vem ganhando visibilidade os Exergames, principalmente nas aulas de Educação Física. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar a contribuição dos exergames nas aulas de Educação Física para o desenvolvimento motor dos escolares. Neste contexto, tomou-se como questão norteadora a pergunta: Os Exergames são eficazes para melhorar desenvolvimento motor dos escolares? A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa. Para a realização da pesquisa foram utilizadas como palavras- chave Educação Física, destreza motora, Exergames. A busca das produções referente a temática foi realizada por dois pesquisadores, com textos publicados no intervalo de 2012 a 2023 em quatro bases de dados científicos, Scopus, Science Direct, PubMed e BVS, os termos foram cruzados com descritores e com resumo e títulos, utilizando critérios de inclusão e exclusão. Por meio da busca, foram identificadas 150 publicações ao todo e após a utilização os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 estudos para análise. Os resultados evidenciam que as aulas com a utilização de Exergames potencializa o processo de ensino- aprendizagem da Educação Física escolar, e ainda, quando se trata da utilização dos exergames observou-se melhoria nas habilidades motoras fundamentais. Conclui-se que crianças e adolescentes que passaram por intervenções com exergames, alcançaram melhora significante no desenvolvimento motor.