O ensino remoto e o uso das tecnologias: Uma análise acerca dos desafios do processo de ensino aprendizagem durante a pandemia
Palabras clave:
Pandemia, Ensino Remoto, Educação, Tecnologias, DesafiosResumen
A presente pesquisa realiza um debate acerca dos desafios impostos pelo Ensino Emergencial Remoto decorrente da pandemia do covid-19 no tocante ao uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, para tanto, tem-se enquanto objetivo geral: investigar os principais desafios vivenciados por professores e alunos ao longo do Ensino Emergencial Remoto, em especial os que se referem ao uso das tecnologias enquanto ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem. Teoricamente a pesquisa está embasada em Santos (2020), Kenski (2010), Moran (2000), Selwyn (2017), Nagumo (2014), entre outros, que nos permitiram entender que embora o uso das tecnologias já venha sendo implementado no ambiente escolar, o evento da pandemia impôs uma reconfiguração nas formas de uso, e isso impactou o ensino e a aprendizagem mundo a fora. Porquanto, os resultados da pesquisa revelam ainda que grande parte dos desafios vivenciados por alunos e professores estão relacionados a escassez de equipamentos tecnológicos, péssimas condições acesso à internet e falta de uma educação tecnológica consciente e ética por parte de ambos. Nesta esteira, a escola pública, com suas mazelas coexistentes foi ainda mais prejudicada.