Educação física adaptada e inclusiva: Noções, benefícios e reflexos no desenvolvimento físico e cognitivo de alunos
Palabras clave:
Educação Inclusiva, Atividades adaptadas, Desenvolvimento físicoResumen
Oportunizar as aulas de educação física vem sendo um desafio para os professores da disciplina no tocante de sua vivencia escolar, isso porque, existe diversos fatores que fazem com que as aulas de educação física sejam vistas como mecanismos de inserção de alunos com deficiências na prática de atividades físicas dentro das escolas. Para tanto o estudo vem fazer uma abordagem literária, tomando como apoio diversas obras como Ferreira (2013), Mauerberg de Castro (2013), LDB e a Constituição de 1988 que tratam da importância das aulas de educação físicas, em vários aspectos, da vida dos alunos com alguma limitação física. Colocando também a relevância dessas aulas para a vida escolar desses alunos, assim como para a comunidade escolar. Sendo feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa, usando como fonte diversas literaturas que tratam da educação física adaptada como uma ferramenta para que o professor dessa disciplina possa imergir no cotidiano escolar, didáticas voltadas para toda a turma.