Análise da avaliação institucional do curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado de Minas Gerais

Autores/as

  • Priscila Rondas Ramos Cordeiro Torres Fontes
  • Andréia de Assis Ferreira

Palabras clave:

Educação à distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumen

A criação e o desenvolvimento de processos tecnológicos seguiram a necessidade de alterações nas formas de comunicação e interação entre as pessoas. Acompanhando esse processo, várias formas de ensino e de educação surgiram e sofreram modificações e se adequaram a realidade de cada época, auxiliadas com os recursos tecnológicos disponíveis, como as transformações ocorridas do uso do quadro de giz em função do quadro de pincel. O objetivo foi avaliar a percepção desses estudantes sobre o desenho institucional, a partir dos dados provenientes da avaliação da disciplina (AD), respondido pelos 200 estudantes, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle), ao final de cada disciplina, durante o Curso de Pedagogia EaD/UEMG no período de 2014 a 2018.  A investigação   foi de abordagem qualitativa exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados os dados provenientes da avaliação de curso da instituição. O objetivo foi avaliar a percepção desses estudantes sobre o desenho institucional, a partir dos dados provenientes da avaliação da disciplina (AD), respondido pelos 200 estudantes, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle), ao final de cada disciplina, durante o Curso de Pedagogia EaD/UEMG no período de 2014 a 2018. Considerando a ampla e diversificada bibliografia acerca da temática, pretendemos neste artigo apenas situar a modalidade da Educação à distância, apresentando alguns apontamentos históricos e políticos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-177

Publicado

2024-01-18

Cómo citar

Fontes, P. R. R. C. T., & Ferreira, A. de A. (2024). Análise da avaliação institucional do curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado de Minas Gerais. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado a partir de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1251