Análise da avaliação institucional do curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado de Minas Gerais
Palabras clave:
Educação à distância, Ambiente Virtual de AprendizagemResumen
A criação e o desenvolvimento de processos tecnológicos seguiram a necessidade de alterações nas formas de comunicação e interação entre as pessoas. Acompanhando esse processo, várias formas de ensino e de educação surgiram e sofreram modificações e se adequaram a realidade de cada época, auxiliadas com os recursos tecnológicos disponíveis, como as transformações ocorridas do uso do quadro de giz em função do quadro de pincel. O objetivo foi avaliar a percepção desses estudantes sobre o desenho institucional, a partir dos dados provenientes da avaliação da disciplina (AD), respondido pelos 200 estudantes, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle), ao final de cada disciplina, durante o Curso de Pedagogia EaD/UEMG no período de 2014 a 2018. A investigação foi de abordagem qualitativa exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados os dados provenientes da avaliação de curso da instituição. O objetivo foi avaliar a percepção desses estudantes sobre o desenho institucional, a partir dos dados provenientes da avaliação da disciplina (AD), respondido pelos 200 estudantes, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle), ao final de cada disciplina, durante o Curso de Pedagogia EaD/UEMG no período de 2014 a 2018. Considerando a ampla e diversificada bibliografia acerca da temática, pretendemos neste artigo apenas situar a modalidade da Educação à distância, apresentando alguns apontamentos históricos e políticos.