Gestão de programa de residência e organização do serviço para o ensino

Autores/as

  • Maria de Fatima. N. S Delfino
  • Thaiani Farias Vinadé

Palabras clave:

Preceptoria, Educação em Saúde, Internato e Residência

Resumen

Introdução: a preceptoria na área da saúde é praticada a partir de ações e estratégias individualizadas, onde cada preceptor possui a missão de ampliar as oportunidades para que o aprendiz obtenha o conhecimento almejado. Objetivo: compreender o papel do preceptor na gestão de programa de residência para a efetivação do ensino. Método: foi realizada uma pesquisa integrativa da literatura de artigos científicos, publicados nos últimos cinco anos, de 2018 a 2023. coletados nas bases de dados Lilacs e Medline, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) a partir dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS): preceptoria e educação em saúde. Resultados: a partir dos critérios de inclusão adotados foram obtidos 77 artigos, e após leitura mais aprofundada, foram selecionados 20 artigos para compor a discussão. Discussão: a preceptoria promove a articulação entre a teoria e prática, estimulando não apenas o processo de gestão e tomada de decisão dos residentes, mas sobretudo, incentivando o aumento da qualidade dos serviços em saúde oferecidos à população. Conclusão: cabe ao preceptor organizar e apresentar o conhecimento detalhadamente ao aprendiz através de estratégias de ensino que visam a análise de problematizações reais, fomentando debates e compartilhamento de experiência, para alavancar a construção do saber e consequentemente assegurar a capacitação do profissional.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-133

Publicado

2023-12-13

Cómo citar

Delfino, M. de F. N. S., & Vinadé, T. F. (2023). Gestão de programa de residência e organização do serviço para o ensino. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado a partir de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1205