“Psicanálise” Relacional na Escola

Autores/as

  • Tânia Pires

Palabras clave:

Escola, Saúde mental, Desenvolvimento, Relacional

Resumen

A saúde mental nos adolescentes é um tema atual que, após a pandemia trouxe novos desafios e sensibilidades. É na escola que os adolescentes passam a maior parte do seu tempo, assumindo um papel preponderante na prevenção e intervenção, inclusive ao nível psicopedagógico e psicoterapêutico, para lidar com a turbulência que caracteriza a adolescência. Analisamos um caso com base em modelos psicanalíticos relacionais, enfatizando o espaço psicoterapêutico-relacional e a vida psíquica da adolescente. Refletimos sobre a importância de individualizar as intervenções permitindo que o trabalho na escola seja uma “incubadora” relacional promotora de saúde.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-131

Publicado

2023-12-13

Cómo citar

Pires, T. (2023). “Psicanálise” Relacional na Escola. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado a partir de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1203