Uma análise sobre a utilização de jogos didáticos como uma forma de avaliação mediadora para melhorar o ensino-aprendizagem de ciências

Autores/as

  • Samira de Lima e Silva
  • Arthur Arruda de Figueirôa
  • Ingridy Lorrany da Luz Souza
  • Iasmyn Meg da Luz Souza
  • Milena Patrícia Sousa Félix
  • Vinicius Sousa Souto
  • Giglielly Faustino Vieira
  • Wesley Janyel Cunha Silva
  • Ennayra Gabrielly Silva Buriti
  • Denise Domingos da Silva

Palabras clave:

Avaliação mediadoras, Ensino de ciências, Aprendizagem baseada em jogos (GBL)

Resumen

Os jogos didáticos são recursos que podem ser utilizados tanto como forma avaliativa mediadora como para o ensino-aprendizagem dos alunos, pois diferente da maneira tradicional de avaliação ela não avalia apenas decoração, além de saber o conteúdo os alunos também precisam também trabalhar em conjunto, desenvolvendo a criatividade e etc. Este trabalho tem como objetivo crucial trazer uma análise de como os jogos avaliativos podem ser aliados importantes no ensino-aprendizagem de ciências. Esta pesquisa foi realizada através do minicurso “tabuleiro científico: uma forma de avaliação mediadora” , realizado na Universidade Federal de Campina Grande, campus V, localizado no município de Cuité no estado da Paraíba, nosso objetivo de pesquisa foram 25 graduandos, sendo todos eles licenciados em Química, Física ou Biologia. O minicurso ocorreu em dois turnos: no primeiro turno foi realizado de 17:30 até 19:30 horas e o segundo turno ocorreu de 19:30 até 21:30 horas. Sendo realizado no Laboratório de Pesquisa no Ensino de Química (LAPEQ). Por os participantes serem estudantes dos cursos de licenciatura em química, física e biologia e já terem uma base teórica sobre metodologias ativas o minicurso “tabuleiro científico: uma forma de avaliação mediadora” foi realizado com objetivo primordial de pôr em prática o assunto estudado em sala pelos discentes, pois ao vivenciar essa prática traz uma possibilidade mais abrangente de formas avaliativas em que eles poderam utilizar futuramente em sala de aula. A principal conclusão é que aprendizagem baseada em jogos (GBL) ou em inglês Game based learning (GBL) é um recurso muito importante para o professor utilizar em sala de aula, tornando o aluno o centro de toda atividade avaliativa, tornando-o alto-didático, fazendo com que ele se torne mais independente em relação ao seu próprio processo de ensino e aprendizagem.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-130

Publicado

2023-12-13

Cómo citar

Silva, S. de L. e, Figueirôa, A. A. de, Souza, I. L. da L., Souza, I. M. da L., Félix, M. P. S., Souto, V. S., Vieira, G. F., Silva, W. J. C., Buriti, E. G. S., & Silva, D. D. da. (2023). Uma análise sobre a utilização de jogos didáticos como uma forma de avaliação mediadora para melhorar o ensino-aprendizagem de ciências. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado a partir de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1202