Aplicação de realidade aumentada na educação: Uma abordagem metodológica com enfoque nos poríferos e cnidários em uma escola pública do Amazonas

Autores/as

  • Yago Vitório Colares Pinto
  • Yasmin Vitória Colares Pinto
  • Pâmela Vitória Lima Canto
  • Luana Oliveira Barros
  • Daniel Andrade Cunha
  • Francisco Otávio Miranda

Palabras clave:

Realidade Aumentada, Biologia, Educação Inovadora, Zoologia, Tecnologias Educacionais

Resumen

O seguinte estudo descreve uma experiência prática que integra a Realidade Aumentada (RA) ao ensino de Biologia na Escola Estadual Dom Gino Malvestio, localizada em Parintins (AM). A era digital, acompanhada pelas tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano, abre caminho para o desenvolvimento de abordagens educacionais inovadoras e mais dinâmicas. A Realidade Aumentada, ao combinar elementos do mundo físico com elementos virtuais, oferece uma experiência transformadora aos usuários no âmbito educacional. Nesse cenário, surge o aplicativo "Poríferos ou Cnidários", criado na plataforma Unity com suporte de "image targets" desenvolvidos no Vuforia, com o intuito de aprimorar o ensino da Zoologia. Esse aplicativo mergulha os alunos em uma prática imersiva sobre o Reino Animal, utilizando objetos tridimensionais.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-129

Publicado

2023-12-13

Cómo citar

Pinto, Y. V. C., Pinto, Y. V. C., Canto, P. V. L., Barros, L. O., Cunha, D. A., & Miranda, F. O. (2023). Aplicação de realidade aumentada na educação: Uma abordagem metodológica com enfoque nos poríferos e cnidários em uma escola pública do Amazonas. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado a partir de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1201