Aplicação de realidade aumentada na educação: Uma abordagem metodológica com enfoque nos poríferos e cnidários em uma escola pública do Amazonas
Palabras clave:
Realidade Aumentada, Biologia, Educação Inovadora, Zoologia, Tecnologias EducacionaisResumen
O seguinte estudo descreve uma experiência prática que integra a Realidade Aumentada (RA) ao ensino de Biologia na Escola Estadual Dom Gino Malvestio, localizada em Parintins (AM). A era digital, acompanhada pelas tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano, abre caminho para o desenvolvimento de abordagens educacionais inovadoras e mais dinâmicas. A Realidade Aumentada, ao combinar elementos do mundo físico com elementos virtuais, oferece uma experiência transformadora aos usuários no âmbito educacional. Nesse cenário, surge o aplicativo "Poríferos ou Cnidários", criado na plataforma Unity com suporte de "image targets" desenvolvidos no Vuforia, com o intuito de aprimorar o ensino da Zoologia. Esse aplicativo mergulha os alunos em uma prática imersiva sobre o Reino Animal, utilizando objetos tridimensionais.