Projeto para escolares da educação básica como prática social
Palabras clave:
Motivação, Handebol, Competências desportivas, Saúde, Amizade/lazerResumen
Sabemos que para a prática esportiva, crianças e adolescentes precisam estar motivados e conscientes da sua importância. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo realizar uma análise descritiva desses motivos. A amostra conteve 65 estudantes de escola pública e privada, com idade entre 10 e 17 anos. O instrumento utilizado foi o Inventário de Motivação para a Prática Desportiva Gaya e Cardoso (1998), composto por dezenove perguntas objetivas subdivididas em três categorias: competência desportiva, saúde, amizade/lazer. Os resultados indicaram que a competência desportiva em aprender novas técnicas e esportes tiveram maior resultado, seguido da saúde, o que mostra a consciência corporal e a busca por qualidade de vida dos participantes, e por último, mas não muito longe, amizade/lazer pelo ambiente que o esporte traz com sua prática como um veículo socializador, porém competitivo como todo esporte, mesmo sendo uma escolinha de inclusão social. A idade em que se encontram os participantes influi diretamente nos comportamentos e tomada de decisões perante algum problema, mas cabe aos treinadores desenvolver um ambiente livre de pressões podendo contribuir para o desenvolvimento de novas potencialidades.