Avaliação do Docente do Ensino Médico de algumas Universidades Brasileiras sobre sua adaptação durante ao ensino emergencial – Uma visão sob o olhar do filósofo Mikhail Bakhtin

Autores/as

  • Alzira Alzeni Borges de Andrade Costa
  • Eduardo Filgueiras Damasceno

Palabras clave:

Ensino Médico, Metodologias de Ensino Participativas, Ensino Emergencial, Docentes, Filosofia de Bakhtin

Resumen

O gênero Ensino Médico tem as Metodologias Participativas de Ensino (MAP) e ferramentas online como parte do ensino em algumas Universidades. Mas a pandemia da COVID-19 tornou-os generalizados. Este estudo avaliou, pelo método qualitativo experiencial, as percepções de professores de cursos médicos de Universidades dos estados do Paraná e da Paraíba – Brasil, captando dados positivos e negativos dessa experiência e sua visão de futuro, correlacionando-os com a filosofia de Mikhail Bakhtin. Os resultados mostraram um alto índice de adaptação, mas com evidente necessidade de organização do espaço ambiental e logístico para obter a competência e habilidade necessárias para promover a metodologia de Ensino Remoto. Em suma, o gênero Ensino Médico possui uma vivacidade dialógica que, apesar da abrupta adaptação histórica e da introdução de uma variedade de outros gêneros em seu contexto, manteve seu estilo.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/homeIIIsevenhealth-074

Publicado

2023-11-13

Cómo citar

Costa, A. A. B. de A., & Damasceno, E. F. (2023). Avaliação do Docente do Ensino Médico de algumas Universidades Brasileiras sobre sua adaptação durante ao ensino emergencial – Uma visão sob o olhar do filósofo Mikhail Bakhtin. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado a partir de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1059