Avaliação do Docente do Ensino Médico de algumas Universidades Brasileiras sobre sua adaptação durante ao ensino emergencial – Uma visão sob o olhar do filósofo Mikhail Bakhtin
Palabras clave:
Ensino Médico, Metodologias de Ensino Participativas, Ensino Emergencial, Docentes, Filosofia de BakhtinResumen
O gênero Ensino Médico tem as Metodologias Participativas de Ensino (MAP) e ferramentas online como parte do ensino em algumas Universidades. Mas a pandemia da COVID-19 tornou-os generalizados. Este estudo avaliou, pelo método qualitativo experiencial, as percepções de professores de cursos médicos de Universidades dos estados do Paraná e da Paraíba – Brasil, captando dados positivos e negativos dessa experiência e sua visão de futuro, correlacionando-os com a filosofia de Mikhail Bakhtin. Os resultados mostraram um alto índice de adaptação, mas com evidente necessidade de organização do espaço ambiental e logístico para obter a competência e habilidade necessárias para promover a metodologia de Ensino Remoto. Em suma, o gênero Ensino Médico possui uma vivacidade dialógica que, apesar da abrupta adaptação histórica e da introdução de uma variedade de outros gêneros em seu contexto, manteve seu estilo.