Ensino de arte para alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado/AEE
Palabras clave:
Educação Inclusiva, Artes Visuais, Deficiência intelectualResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da arte visual no ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual que são atendidos na sala de recurso multifuncional. Sendo assim, o ensino de arte contribui aos educandos desde os primeiros contatos possibilitando formas de autoconhecimento e, principalmente contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Os educandos quando em contato pela primeira vez com algumas obras de arte em diferentes contextos históricos, começam a ampliar suas habilidades emocionais durantes a realização das atividades de artes visuais, ressaltando que estas também são integrantes do currículo escolar na educação inclusiva. Nestas experiências, os estudantes atendidos, por meio das práticas pedagógicas, desenvolveram a releitura de obras de artes visuais passando a tê-las como referência para desenvolver seus próprios desenhos a partir de suas observações. O resultado obtido foi satisfatório visto que deixaram de reproduzir sempre as mesmas figuras e traços, bem como utilizar outros espaços da folha, além de sentirem-se confortáveis para expor suas preferências de cores e formas.