Ensino de arte para alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado/AEE

Autores/as

  • Nelci Marques de Oliveira Piazza

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Artes Visuais, Deficiência intelectual

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da arte visual no ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual que são atendidos na sala de recurso multifuncional. Sendo assim, o ensino de arte contribui aos educandos desde os primeiros contatos possibilitando formas de   autoconhecimento e, principalmente contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Os educandos quando em contato pela primeira vez com algumas obras de arte em diferentes contextos históricos, começam a ampliar suas habilidades emocionais durantes a realização das atividades de artes visuais, ressaltando que estas também são integrantes do currículo escolar na educação inclusiva. Nestas experiências, os estudantes atendidos, por meio das práticas pedagógicas, desenvolveram a releitura de obras de artes visuais passando a tê-las como referência para desenvolver seus próprios desenhos a partir de suas observações. O resultado obtido foi satisfatório visto que deixaram de reproduzir sempre as mesmas figuras e traços, bem como utilizar outros espaços da folha, além de sentirem-se confortáveis para expor suas preferências de cores e formas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/homeIIIsevenhealth-025

Publicado

2023-10-27

Cómo citar

Piazza, N. M. de O. (2023). Ensino de arte para alunos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado/AEE. Caderno De ANAIS HOME. Recuperado a partir de https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1007