Casos de ensino: Percepções sobre a docência em uma unidade socioeducativa

Authors

  • Fernando Miranda Arraz

Keywords:

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Caráter predominantemente educativo

Abstract

Realizar uma pesquisa com a temática da atuação docente em um ambiente de privação de liberdade, não é uma tarefa simples, pois além de envolver a realidade escolar, envolve também a socioeducação[1], em um ambiente de segurança e com todas as suas particularidades. Cabe ressaltar que a socioeducação é destinada aos adolescentes autores de ato infracional[2], daqui por diante, estudantes que se encontram acautelados[3], o qual o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevê durante o cumprimento da medida imposta pelo Juiz da Vara da Infância, um caráter predominantemente educativo. Nesse sentido, esta pesquisa, tem como objetivo analisar e compreender os sentidos atribuídos por docentes que atuam em um ambiente socioeducativo com adolescentes que se encontram privados de liberdade por meio de um caso de ensino. Para Mizukami (2000), o caso de ensino tem o propósito de focalizar como uma potencial ferramenta de investigação e promoção da formação docente.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-002

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Published

2023-11-16

How to Cite

Arraz, F. M. (2023). Casos de ensino: Percepções sobre a docência em uma unidade socioeducativa . Caderno De ANAIS HOME. Retrieved from https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1062