O PET-Química fortalecendo a formação docente a partir do curso de nivelamento em matemática básica
Palavras-chave:
Higher education, Motivation, Teaching and LearningResumo
O objetivo central desta pesquisa foi proporcionar aos alunos do Curso de Química da UFCG, o conhecimento fundamental necessário para um melhor desempenho em seu curso superior, capacitando-os a enfrentar os diferentes desafios acadêmicos. Essa metodologia visa desenvolver habilidades básicas que possam não ter sido adequadamente treinadas em anos anteriores ou séries em que o aluno esteja matriculado. Curso de Nivelamento em Matemática Básica, foi conduzido pelos discentes de graduação em Licenciatura em Química do grupo PET-Química da Universidade Federal de Campina Grande. O referido curso foi ministrado em salas de aula da instituição, nos dias de quartas e sextas- feira, tanto para alunos matriculados nos turnos diurno quanto para o noturno. O nivelamento ocorreu na forma de aulas expositivas dialogadas, com o intuito de estimular a comunicação oral dos alunos e aprimorar suas habilidades cognitivas; além da resolução de problemas para fins de demonstração de exemplos. Essas aulas foram apresentadas seguindo uma determinada ordem, abordando os seguintes conteúdos: Conjuntos Numéricos, Funções, Quatro Operações envolvendo Frações, Porcentagem, Notação Científica e Potenciação.