Divulgação do programa Tartaruga Viva como base para conservação ambiental

Authors

  • Marcos B. Pereira
  • Marcella Z. Amaral
  • Mônica D. C. Silva
  • Naiara Tessaro
  • Natalia T. Murahara
  • Felipe Miguel

Keywords:

Educação Ambiental, Conservação, Preservação Ambiental

Abstract

A Educação Ambiental é essencial para expansão de debates e da conscien¬tização sobre a conservação de recursos naturais, estabelecendo concepções e estímulos que geram padrões de comportamento de preservação e melhoria ambiental. Portanto, é peça fundamental de intervenção na formação de novos conceitos e, consequentemente, de mudanças de hábitos. O Programa Tartaruga viva, além de apresentar como principal linha de atuação o monitoramento e a conservação das tartarugas marinhas no entorno das usinas nucleares de Angra dos Reis, também dispõe de uma linha de atuação direta com a educação ambiental, cuja finalidade é informar, levar conhecimento e auxiliar na formação de cidadãos conscientes e atuantes na conservação dos diversos ecossistemas, especialmente os marinhos. Os dados obtidos foram analisados e seus resultados apresentados em tabela e gráficos, onde apontaram para o bom aproveitamento da atividade desenvolvida. Pode-se concluir a imprescindibilidade do alinhamento de profissionais da área ambiental à grandes empresas que propagam por meio de projetos, como o Programa Tartaruga Viva, informação e conhecimento suficientes para que os estudantes e a sua relação com o meio ambiente estejam cada vez mais interligados, colaborando assim, com a preparação de cidadãos atuantes na preservação e conservação do meio ambiente e de seus ecossistemas.

 

DOI:http://doi.org/10.56238/IEducationCongress-039

Downloads

Published

2023-09-22

How to Cite

Pereira, M. B., Amaral, M. Z., Silva, M. D. C., Tessaro, N., Murahara, N. T., & Miguel, F. (2023). Divulgação do programa Tartaruga Viva como base para conservação ambiental. Caderno De ANAIS HOME. Retrieved from https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/956