Im-pacto da formação continuada na práxis dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais da escola municipal herculano borges

Authors

  • Silvane dos Santos Ferreria da Silva
  • Maria Pereira Magalhães Amorin
  • Rose Maria da Silva Gervasone

Keywords:

Ensino de Matemática, Ação-reflexão-ação, Alfabetização Matemática, PNAIC, Formação de Professores, Barra do Bugres

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o Im-Pacto da Formação Continuada do PNAIC na Práxis dos Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, na Escola Municipal Herculano Borges, localizada no município de Barra do Bugres, no Estado de Mato Grosso. A pesquisa aborda a compreensão de Formação Continuada em seu contexto geral, baseada na perspectiva teórico-metodológica de Shön (1992), que a define como um movimento cíclico para o desenvolvimento profissional dos professores voltado para a reflexão do conhecimento na ação, reflexão na ação e reflexão, sobre a ação e sobre a reflexão na ação. Essas novas concepções reflexivas do professor pretendem dar condições para enfrentar as situações complexas, incertas, conflitantes e para superar a relação linear e mecânica entre o conhecimento científico-técnico e a prática na sala de aula. Além das contribuições de Shön (1992), teoricamente a pesquisa apoia-se em conceitos de Franco (2012), Gómez (1998, 2002), Sacristán (1998), Nóvoa (1992; 1995; 2002), Soares (2012), Brasil (2012, 2014) e nos documentos oficiais relacionados a formação continuada do PNAIC. Nesse viés, a pergunta motivadora da investigação proposta foi: “Qual o impacto da Formação Continuada do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) realizada no ano de 2014 (Alfabetização Matemática) na Práxis dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais da escola municipal Herculano Borges”? A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem qualitativa com o uso do método observação participante e como procedimento de produção dos dados, notas de campo, registros de imagens e documentos elaborados pelos professores sujeitos da pesquisa e entrevistas. Como técnica para a produção dos dados, foi utilizada a análise documental e a análise de conteúdo, visando à interpretação de material de caráter qualitativo, assegurando uma descrição objetiva e sistemática no momento da produção. Os resultados evidenciaram que a Práxis dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, tiveram um impacto significativo por meio da Formação Continuada do PNAIC/2014, na OTP (Organização do Trabalho Pedagógico), como também foi possível identificar os Eixos da Matemática em dois dos três planos analisados e os Direitos de Aprendizagem da Matemática nos três planos anuais analisados nessa pesquisa. Dessa maneira, apontam um Im-Pacto positivo do PNAIC na teoria e prática desses professores que ensinam Matemática na escola investigada.

 

DOI:http://doi.org/10.56238/IEducationCongress-019

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Published

2023-09-21

How to Cite

Silva, S. dos S. F. da, Amorin, M. P. M., & Gervasone, R. M. da S. (2023). Im-pacto da formação continuada na práxis dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais da escola municipal herculano borges. Caderno De ANAIS HOME. Retrieved from https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/933