O ensino da língua portuguesa na era digital: Uma análise para a formação de novos leitores em uma escola estadual no município de Itacoatiara/Amazonas - Brasil, no ano de 2021/2022
Keywords:
Educação, Leitura, Professores, Alunos, DigitalAbstract
A pesquisa intitulada O ensino da Língua Portuguesa na Era Digital: uma análise para a formação de novos leitores em uma escola estadual no município de Itacoatiara /Amazonas - Brasil, foi realizada no ano de 2021/2022. Teve como objetivo geral analisar como acontece o ensino da Língua Portuguesa através da leitura digital, tendo em vista a formação de novos leitores, em uma escola estadual no município de Itacoatiara / Amazonas - Brasil, no ano de 2021/2022. Apresenta ainda como objetivos específicos inicialmente averiguar como os documentos norteadores BNCC e RCA sugerem o ensino de língua portuguesa. Na sequência, pesquisar de que forma acontece o ensino da Língua portuguesa nas escolas de ensino médio da rede estadual do Amazonas. E por fim, verificar na perspectiva do docente quais são os desafios para formar leitores na era digital. Quanto a metodologia, fez uso de pesquisa bibliográfica e de campo, com enfoque misto, sendo quantitativo e qualitativo. Ao longo do referencial teórico foram consultados autores como: BUNZEN (2011), CLARE (2011), LIBÂNEO (2000), e outros. Quanto a metodologia, foram consultados Alvarenga (2012), Furasté (2008), Marconi; Lakatos (2017) e outros. Para a pesquisa de campo, foi feito uso de questionários fechados e roteiro de observação. Foi detectado que os educadores estão alinhados com relação ao alinhamento legal as escolas estão bem-organizadas, o educador é leitor, mas que existe um número razoável de alunos que enfrentam dificuldades por não terem a habilidade com relação à leitura. Concluiu-se que existe a necessidade de formações adequadas para professores e alunos com relação à potencialização da leitura.