Crítica da concepção “Bancária” da educação no pensamento de Paulo Freire

Authors

  • Ednan Galvão Santos
  • Karine Chaves Pereira Galvão

Keywords:

Educação, Pedagogia, Filosofia da Educação, Paulo Freire

Abstract

O objeto do presente artigo é a crítica freiriana à concepção bancária da educação. Trata-se de um conceito consagrado no pensamento do Patrono da Educação brasileira, desenvolvido na obra Pedagogia do Oprimido. De acordo com Paulo Freire, na visão bancária da educação, “o saber é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber”. Nesse modelo, “a educação se torna um ato de depositar”, de maneira que “os educandos são os depositários e o educador, o depositante”. A concepção bancária da educação é criticada por Paulo Freire como uma das manifestações instrumentais da ideologia da opressão.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-176

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Published

2024-01-18

How to Cite

Santos, E. G., & Galvão, K. C. P. (2024). Crítica da concepção “Bancária” da educação no pensamento de Paulo Freire. Caderno De ANAIS HOME. Retrieved from https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1249