Crítica da concepção “Bancária” da educação no pensamento de Paulo Freire
Keywords:
Educação, Pedagogia, Filosofia da Educação, Paulo FreireAbstract
O objeto do presente artigo é a crítica freiriana à concepção bancária da educação. Trata-se de um conceito consagrado no pensamento do Patrono da Educação brasileira, desenvolvido na obra Pedagogia do Oprimido. De acordo com Paulo Freire, na visão bancária da educação, “o saber é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber”. Nesse modelo, “a educação se torna um ato de depositar”, de maneira que “os educandos são os depositários e o educador, o depositante”. A concepção bancária da educação é criticada por Paulo Freire como uma das manifestações instrumentais da ideologia da opressão.
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Published
2024-01-18
How to Cite
Santos, E. G., & Galvão, K. C. P. (2024). Crítica da concepção “Bancária” da educação no pensamento de Paulo Freire. Caderno De ANAIS HOME. Retrieved from https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1249
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