Análise de desempenho dos estudantes mediante modelo intuicionista Fuzzy

Authors

  • Pedro Henrique Alves Barros
  • Regina Serrão Lanzillotti

Keywords:

Conjunto Fuzzy, Conjuntos Fuzzy intuicionista, Similaridade, Aprendizado funcional, Ponderador avaliativo Fuzzy.

Abstract

Na Rede Pública de Ensino, o docente de Matemática do 6º ao 9º ano, depara-se com o abismo entre o planejamento pedagógico e o aprendizado. As avaliações acrescidas de bônus por atividades complementares podem ser consideradas excessos extraclasse, pois geram resultados irreais para o sistema de ensino. A modelagem Fuzzy Intuicionista permite reconhecer padrões para avaliação da aprendizagem com uso de graus de pertinência e não pertinência em função dos resultados das três aferições obrigatórias no curso. A avaliação personalizada teria maior coerência com o perfil do aluno, combatendo o desestímulo gerado ao ‘‘fracasso escolar’’, sugere-se avaliações formativas, possíveis de fornecer ao estudante maior feedback, direcionando-o ao conhecimento estruturado. Torna-se vital ajudar um professor a se sentir bem consigo mesmo e com seu desempenho, não sendo minimizado o equilíbrio emocional e resiliência psicológica para conviver com o estresse gerado pelas atuais condições prediais e educacionais, evitando os efeitos psicossomáticos. Neste domínio torna-se fundamental que os processos pedagógicos estejam em posição adequada para contribuir ao aprendizado funcional, ou seja, as habilidades (atividades) que englobam autocuidado, hábitos de higiene, frequência escolar, compromisso com as tarefas e o convívio interpessoal.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevenIVmulti2023-135

Published

2023-12-14

How to Cite

Barros, P. H. A., & Lanzillotti, R. S. (2023). Análise de desempenho dos estudantes mediante modelo intuicionista Fuzzy. Caderno De ANAIS HOME. Retrieved from https://homepublishing.com.br/index.php/cadernodeanais/article/view/1207